Entre em contato: (27) 99203-4611

Qual é a razão anexa ao quinto mandamento para mais o reforçar?

A razão anexa ao quinto mandamento — expressa nas palavras “para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá” — é uma promessa explícita de vida longa e de prosperidade feita a todos os que guardam esse mandamento, até onde servir à glória de Deus e ao próprio bem deles.

Essa foi a promessa de Deus a Davi quanto ao reino perpétuo dos seus descendentes:

“Agora, pois, ó SENHOR, Deus de Israel, cumpre a outra promessa que fizeste a teu servo Davi, meu pai, quando declaraste, dizendo: ‘Nunca lhe faltará sucessor diante de mim, que se assente no trono de Israel, contanto que os seus filhos guardem o seu caminho, para andarem diante de mim como você andou.’” (1 Reis 8.25)

Um efeito prático da promessa do 5º mandamento na sociedade é o respeito a autoridade humana. É claro que onde esse mandamento for obedecido haverá as condições que promovem a longevidade e a prosperidade. Por outro lado, onde faltar o respeito à autoridade legítima prevalecerá na sociedade humana um maior ou menor grau de anarquia ou de desregramento e isso levará a condições que abreviam a vida e interferem na prosperidade. Portanto, na providência de Deus, a obediência ao quinto mandamento resultará num aumento geral da extensão da vida e da prosperidade na sociedade.

 

Catecismo Maior de Westminster

Pergunta 133

Compartilhe em suas redes sociais