Email: falecom@ipbl.org.br
Entre em contato: (27) 99203-4611
Qual é a síntese dos seis mandamentos que abrangem os nossos deveres para com o homem?
Como sintetizado pelo próprio Senhor Jesus, a síntese dos seis mandamentos que abrangem os nossos deveres para com o homem é amar o nosso próximo como as nós mesmos e fazer aos outros aquilo que gostaríamos que fizessem a nós (Mateus 22.39 e Mateus 7.12).
A declaração do nosso Senhor implica que amar a nós mesmos é certo desde que subordinado ao amar a Deus e em equilíbrio como o amar nosso próximo. O amor-próprio só é pecado quando insubordinado. O amor por si mesmo que esteja subordinado ao amor a Deus e coordenado com o amor ao nosso próximo é realmente um dever.
A parábola do “bom samaritano” (Lucas 10.25-37) nos aponta para quem é o nosso próximo. O nosso próximo é, em síntese e por questão de praticidade, todo ser humano que está ao alcance do nosso socorro no tempo da sua necessidade. Devemos demonstrar bondade não apenas para com aqueles de quem gostamos, ou com quem gostamos de estar, mas para com aqueles que passam por necessidade ou aflição, não importando quem seja, se estiver em nosso poder socorrê-los.
Não estaremos cumprindo realmente essa “regra de ouro” se a nossa motivação para guardá-la não for o amor a Deus e o desejo de fazer a Sua vontade, sendo logicamente inclinados pelo Espírito Santo através do novo nascimento. Todo aquele que “cumpre” a regra, seja por motivos egoístas ou por razões humanitárias, não a está guardando de verdade de jeito nenhum.
Catecismo Maior de Westminster
Pergunta 122