Email: falecom@ipbl.org.br
Entre em contato: (27) 99203-4611
QUAL É O QUARTO MANDAMENTO?
O quarto mandamento é:
“— Lembre-se do dia de sábado, para o santificar. Seis dias você trabalhará e fará toda a sua obra, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao SENHOR, seu Deus. Não faça nenhum trabalho nesse dia, nem você, nem o seu filho, nem a sua filha, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu animal, nem o estrangeiro das suas portas para dentro. Porque em seis dias o SENHOR fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.” (Êxodo 20.8-11)
No quarto mandamento exige-se que todos os homens santifiquem ou guardem santos para Deus todos os tempos estabelecidos, que Deus designou em sua Palavra, expressamente um dia inteiro em cada sete; que era o sétimo desde o princípio do mundo até à ressurreição de Cristo, e o primeiro dia da semana desde então, e há de assim continuar até ao fim do mundo; o qual é o sábado cristão, e que no Novo Testamento se chama Dia do Senhor.
É claro e verdadeiro que o sábado do Velho Testamento era no sétimo dia da semana, mas o quarto mandamento não exige isso. Ele ordena que se trabalhe diligentemente por seis dias, mas não especifica em que dia a semana deve começar. O quarto mandamento exige que se guarde como sábado o sétimo dia depois de seis dias de labor, mas isso não implica que esse dia tenha de ser necessariamente no sétimo (ou no último) dia da semana. A prática cristã de trabalhar de segunda-feira a sábado (seis dias) para depois guardar o primeiro dia da semana seguinte como o sábado cristão, está de acordo com a exigência do mandamento.
Catecismo Maior de Westminster
Pergunta 115 e 116