Entre em contato: (27) 99203-4611

ONDE ESTA RESUMIDAMENTE CONTIDA A LEI MORAL?

A lei moral está contida resumidamente nos Dez Mandamentos, que foram ordenados pela voz de Deus no Monte Sinai e por Ele escritos em duas tábuas de pedra; está registrada no vigésimo capítulo do livro de Êxodo. Os quatro primeiros mandamentos abrangem o nosso dever para com Deus e os outros seis mandamentos o nosso dever para com os homens.

Cristo resumiu a lei moral dizendo:

“Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Ame o seu próximo como você ama a si mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.” (Mateus 22.37-40)

Que compreensões erradas existem hoje a respeito dos Dez Mandamentos?

(a) A compreensão de que os Dez Mandamentos são um código de leis humanas criado por Moisés ou outras pessoas de entre os judeus.

(b) A compreensão de que são o produto da experiência humana, isto é, são um resumo daquilo que as pessoas pensam ser o necessário para o bem-estar geral da humanidade.

(c) A compreensão de que só tinham um significado temporário, sendo superados pela, assim chamada, lei do amor do Novo Testamento ou pelo progresso evolutivo da raça humana.

Todas essas três compreensões estão erradas. Os Dez Mandamentos não são um código de leis humanas, mas um código de leis divinas; não foram escritos por Moisés nem por nenhum ser humano, mas foram pronunciados e escritos pelo próprio Deus; não têm validade temporária, mas valem permanentemente até o final dos tempos — jamais podem ser modificados ou superados por quaisquer outras leis ou princípios.

 

 

Catecismo Maior de Westminster

Pergunta 98

Compartilhe em suas redes sociais