Email: falecom@ipbl.org.br
Entre em contato: (27) 99203-4611
TODOS OS CRENTES VERDADEIROS TÊM SEMPRE A CERTEZA DE QUE AGORA VIVEM NO ESTADO DE GRAÇA?
E DE QUE SERÃO SALVOS?
Publicado em 24/11/2023
Não sendo a certeza da graça e da salvação da essência da fé, os crentes verdadeiros podem esperar muito tempo antes de obtê-la; e mesmo depois de a desfrutarem, podem enfraquecê-la e interrompê-la por múltiplas perturbações, pecados, tentações e deserções; contudo, jamais são deixados sem a presença e o amparo do Espírito de Deus que os livra de caírem em desespero absoluto, como o apóstolo João declarou:
“Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado, porque nele permanece a semente divina; esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.” (1 João 3.9)
Há alguns crentes que recebem a graça da certeza da salvação logo que creem em Cristo como Salvador. Esse caso é comum nas pessoas convertidas a Cristo de modo extremamente súbito, ou que tenham passado por uma intensa luta espiritual antes de realmente virem a Cristo. O Reformador João Calvino, que foi convertido de modo súbito, é um exemplo disso. Contudo a maior parte dos crentes experimenta uma conversão mais gradual e podem ter a verdadeira fé salvadora por algum tempo, e até mesmo por um longo período, antes de possuírem na mente a plena certeza da sua salvação.
Todo crente deve empenhar-se com fervor para a alcançar e, uma vez alcançada, conservar uma forte e lúcida certeza da sua salvação pelo uso fiel e consciente dos meios de graça; esperando em Deus na Palavra, nos sacramentos e na oração.
Catecismo Maior de Westminster
Pergunta 81