Entre em contato: (27) 99203-4611

que outros deveres são exigidos no sexto mandamento?

O sexto mandamento exige ainda os deveres: de comer, beber, medicar-se, dormir, trabalhar e recrear-se com sobriedade; de ter pensamentos caridosos, amor, compaixão, mansidão, benignidade e bondade; de falar e comportar-se de modo pacífico, cordial e cortês; de ser longânimo, estar pronto a reconciliar-se, suportar e perdoar pacientemente as ofensas, retribuir o bem pelo mal; de confortar e socorrer os aflitos e de proteger e defender os inocentes.

A sobriedade consiste no uso das coisas de modo consciente, cuidadoso e temperante de sorte que não causem dano à nossa saúde física nem ao estado de alerta da nossa mente. Precisamos entender que a Bíblia mostra que a glutonaria é tão pecaminosa quanto a bebedice.

Não é errado o crente recorrer a medicamentos ou a outro tipo de tratamento científico para aliviar o sofrimento ou curar uma doença.

Devemos compreender que a fé em Deus não é contrária ao uso dos meios válidos. Deus amenizou a maldição ao colocar no mundo, para serem descobertos pelo homem, os meios pelos quais o sofrimento humano pode ser aliviado e a vida prolongada. Recusar-se a lançar mão desses meios porque confiamos em Deus envolve uma noção equivocada do que significa confiar em Deus. Na realidade a nossa fé em Deus exige que usemos os meios apropriados que a Sua providência pôs à nossa disposição.

 

 

 

Catecismo Maior de Westminster

Pergunta 136

Compartilhe em suas redes sociais