Entre em contato: (27) 99203-4611

QUAIS SÃO OS PECADOS DOS IGUAIS?

Os pecados dos iguais são — além da negligência dos deveres exigidos — depreciar o mérito, invejar os dons, entristecer-se pelo sucesso ou prosperidade uns dos outros e usurpar a preeminência de uns sobre os outros.

“Não fiquem devendo nada a ninguém, exceto o amor de uns para com os outros. Pois quem ama o próximo cumpre a lei. Pois estes mandamentos: “Não cometa adultério”, “não mate”, “não furte”, “não cobice”, e qualquer outro mandamento que houver, todos se resumem nesta palavra: “Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.” O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o cumprimento da lei é o amor.” (Romanos 13.8-10)

A negligência do amor cristão mútuo tem sido provavelmente um pecado comum entre os cristãos, exceto nos períodos de avivamento espiritual quando eles são forte e mutuamente aproximados pela obra poderosa do Espírito Santo em seus corações. Em tempos de perseguição, os cristãos quase sempre têm o amor de uns para com os outros muito aumentado e aprofundado. Por outro lado, o nosso Salvador falou de um tempo porvir em que “por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos” (Mateus 24.12). Em períodos de desvio espiritual, descrença ou apostasia, como nas oscilações da maré da fé, assim também tanto o amor cristão quanto o cuidado pelo outro diminuem e uma calosa frieza toma seu lugar.

 

Catecismo Maior de Westminster

Pergunta 132

Compartilhe em suas redes sociais