Entre em contato: (27) 99203-4611

QUAIS SÃO OS DEVERES DOS IGUAIS?

Os deveres dos iguais são considerar a dignidade e o mérito uns dos outros, preferir em honra uns aos outros e regozijar-se com os dons e o progresso uns dos outros como se fossem próprios.

“Amem uns aos outros com amor fraternal. Quanto à honra, deem sempre preferência aos outros.” (Romanos 12.10)

A palavra “iguais” não se refere à igualdade de natureza, mas à igualdade de posição. Duas pessoas podem ser iguais quanto à natureza, mas desiguais quanto à posição. Pai e filho têm naturezas iguais, mas aquele tem posição de autoridade sobre o outro. Na sociedade humana é inevitável que algumas pessoas tenham autoridade diferenciada. Essa desigualdade de posição é determinada por Deus.

Devemos especialmente evitar os pecados do egoísmo e da soberba quando tratarmos com os nossos iguais. Todos têm por natureza a tendência de ter a si mesmos em grande conta. Tendemos a aumentar as nossas realizações e a diminuir a dos outros. Tendemos a culpar os outros por seus erros e fracassos, mas encontramos desculpas justificadoras para nós mesmos. Tudo isso procede do pecado do egoísmo e da soberba humanas. É somente pela graça de Deus em nossas vidas que esses pecados podem ser vencidos.

Como cristãos, temos o dever de colocar em prática a empatia, isto é, estar atento quanto aos problemas e à situação do nosso próximo, segundo as suas circunstâncias e necessidades particulares. Devemos nos alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram.

 

Catecismo Maior de Westminster

Pergunta 131

Compartilhe em suas redes sociais