Entre em contato: (27) 99203-4611

COMO DEVE SER SANTIFICADO O SÁBADO OU DIA DO SENHOR?

O Sábado, ou Dia do Senhor, deve ser santificado por meio de um santo descanso por todo aquele dia, não somente de tudo quanto é sempre pecaminoso, mas até de todas as ocupações e recreios seculares que são lícitos em outros dias; e em fazê-lo o nosso deleite, passando todo o tempo (exceto aquela parte que se deve empregar em obras de necessidade e misericórdia) nos exercícios públicos e particulares do culto de Deus.

Obras de necessidade são aquelas que não podem ser evitadas nem adiadas para um outro dia. Se uma casa pegar fogo, por exemplo, as chamas têm de ser apagadas imediatamente; essa é uma obra de necessidade e não viola o sábado. E as obras de misericórdia são aquelas realizadas sem propósito de lucro financeiro, mas por empatia e compaixão do sofrimento humano.

Que preparações devemos fazer para guardarmos corretamente o sábado?

(a) Devemos preparar com antecedência os nossos corações, isso é, pensar sobre o sábado, sobre os seus deveres, privilégios e bênçãos, de modo que estejamos com um estado de espírito de adoração no dia do Senhor.

(b) Devemos dar com antecedência a devida atenção aos nossos negócios seculares, de modo a estarmos livres no dia do Senhor, não apenas deles propriamente, mas também das preocupações e pensamentos desnecessários quanto às nossas ocupações seculares. Se precisarmos dirigir um carro para ir à igreja, precisaremos verificar um dia antes se está abastecido de combustível e óleo para que isso não seja feito no dia do Senhor.

 

 

Catecismo Maior de Westminster

Pergunta 117

Compartilhe em suas redes sociais