Entre em contato: (27) 99203-4611

QUAIS SÃO AS RAZÕES ANEXAS AO TERCEIRO MANDAMENTO?

As razões anexas ao terceiro mandamento, estão nas palavras, “O Senhor teu Deus” e “o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão”, porque sendo Ele o nosso Senhor e o nosso Deus não devemos, portanto, profanar nem abusar do seu nome de nenhum modo; especialmente porque Ele estará longe de absolver ou poupar os transgressores do Seu mandamento, nem deixará que escapem do Seu justo juízo, embora muitos deles escapem das censuras e castigos dos homens.

Ao se afirmar que Deus é o Senhor, ou Jeová, significa que Deus é soberano, auto-determinado e não-limitado por nada além dEle mesmo. O termo, portanto, refere-se à majestade e à autoridade de Deus. Sendo Deus quem Ele é, Seu nome deve ser tratado reverentemente.

Essa expressão “teu Deus” implica numa relação pactual especial entre Deus e o Seu povo. Embora a autoridade de Deus seja evidentemente universal, e a Sua lei deva ser obedecida por todos os homens, aqueles que foram trazidos para dentro da esfera do Pacto da Graça de Deus podem chamar Deus de seu Deus com um sentido especial, e por isso estão adicionalmente obrigados a usar o nome de Deus de modo reverente e correto. Tomar o nome de Deus em vão é errado para todo mundo, mas para quem vive na esfera do pacto de Deus, que é chamado povo de Deus, fazer isso é um pecado de muito maior impiedade.

 

Catecismo Maior de Westminster

Pergunta 114

Compartilhe em suas redes sociais