Entre em contato: (27) 99203-4611

QUAIS SÃO AS RAZÕES ANEXAS AO SEGUNDO MANDAMENTO QUE O TORNAM AINDA MAIS IMPERIOSO?

As razões anexas ao segundo mandamento que o tornam ainda mais imperioso — contidas nas palavras “Porque eu sou o Senhor teu Deus, Deus forte e zeloso, que vinga a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem, e que usa de misericórdia até mil gerações com aqueles que me amam e que guardam os meus preceitos” — são, além da soberania de Deus e do Seu direito de propriedade sobre nós, o Seu zelo ardente pelo próprio culto e a Sua indignação vingadora contra todo culto falso, considerado prostituição espiritual; reputando os que o quebram como quem odeia a Deus, aos quais ameaça com castigos por diversas gerações; e reputando os que o observam como quem ama a Deus e guarda Seus mandamentos, aos quais promete misericórdia durante muitas gerações.

A soberania de Deus sobre nós é a Sua autoridade absoluta e indiscutível sobre as nossas vidas. O Seu direito de propriedade sobre nós significa que pertencemos a Deus, que somos Sua possessão. Essas duas verdades formam uma parte das razões anexas ao segundo mandamento; estão implícitas na descrição que Deus faz de Si mesmo como “o Senhor teu Deus”.

Para levarmos com seriedade e compromisso as razões anexas do segundo mandamento, precisamos ter uma atitude de interesse e de cuidado conscientes para como o culto a Deus e para com todos os aspectos daquilo que o cerca. Devemos ter o grande cuidado de participar fielmente do culto a Deus e de evitarmos qualquer compromisso com qualquer coisa que seja contrária à vontade revelada de Deus.

 

Catecismo Maior de Westminster

Pergunta 110

Compartilhe em suas redes sociais