Email: falecom@ipbl.org.br
Entre em contato: (27) 99203-4611
QUAIS SÃO OS PECADOS PROIBIDOS NO SEGUNDO MANDAMENTO?
Os pecados proibidos no segundo mandamento são: inventar, aconselhar, ordenar, usar e aprovar de algum modo qualquer culto religioso não instituído pelo próprio Deus; tolerar uma religião falsa; fazer qualquer representação de Deus — de todas ou de qualquer uma das três Pessoas — quer interiormente em nossas mentes, quer externamente em qualquer tipo de imagem ou semelhança de alguma criatura, e toda a adoração dessa representação, ou de Deus nela ou através dela; fazer qualquer representação de falsos deuses e todo culto a eles ou serviços que lhes pertençam; todo invenção supersticiosa que corrompa o culto a Deus, acrescentando-lhe ou subtraindo-lhe alguma coisa, sejam eles inventados ou saídos de nós mesmos ou recebidos pela tradição de outros — mesmo que sob o título de antiguidade, costume, devoção, boa intenção, ou qualquer outro pretexto; a simonia; o sacrilégio; toda negligência, desprezo, impedimento e oposição ao culto e às ordenanças que Deus instituiu.
O pecado da idolatria se originou como uma consequência da queda e da resultante depravação da raça humana. O apóstolo Paulo dá uma explicação sobre essa origem:
“Porque, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças. Pelo contrário, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, e o coração insensato deles se obscureceu. Dizendo que eram sábios, se tornaram tolos e trocaram a glória do Deus incorruptível por imagens semelhantes ao ser humano corruptível, às aves, aos quadrúpedes e aos répteis.” Romanos 1.21-23
Catecismo Maior de Westminster
Pergunta 109