Email: falecom@ipbl.org.br
Entre em contato: (27) 99203-4611
QUAL É A ESSÊNCIA DOS QUATRO MANDAMENTOS QUE CONTÊM O NOSSO DEVER PARA COM DEUS?
A essência dos quatro mandamentos que contêm o nosso dever para com Deus é amar o Senhor, nosso Deus, de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de todas as nossas forças e de todo o nosso entendimento.
O primeiro mandamento é: Não terás outros deuses diante de mim (Êx 20.3). Ele é o fundamento do qual os outros mandamentos dependem. A nossa obrigação para com Deus é a fonte e a base de todas as demais obrigações. É a obrigação primária e fundamental da nossa vida.
Os deveres exigidos no primeiro mandamento são o conhecimento e o reconhecimento de que Deus é o único Deus verdadeiro, e nosso Deus, e de adorá-lO e glorificá-lO por isso mediante o pensar e o meditar nEle; lembrar-se dEle; tê-lO em alta conta; honrar, adorar, preferir, amar, desejar e temer a Ele; nEle crer, confiar, esperar, desejar e alegrar-se; ser zeloso por Ele; clamar por Ele; dar-Lhe todo louvor e graças e prestar-Lhe toda a obediência e submissão com todo o ser; cuidar de agradá-lO em todas as coisas e de entristecer-se por ofendê-lO em algo e caminhar humildemente com Ele.
Tudo em nossa vida deve ser determinado pelo nosso amor a Deus. Por isso nada há na nossa vida que esteja separado da nossa religião. Não podemos traçar uma fronteira e deixar de fora qualquer esfera ou área da nossa vida e dizer que ali não conta o nosso relacionamento com Deus. Tudo o que fazemos, devemos fazer para a glória de Deus.
O crente em Cristo que é coerente há de compreender que a sua religião é o princípio regulador de toda a sua vida e que não há nada na vida que possa estar à parte da sua relação com Deus.
Catecismo Maior de Westminster
Perguntas 102 a 104