Email: falecom@ipbl.org.br
Entre em contato: (27) 99203-4611
QUE REGRAS DEVEM SER OBSERVADAS PARA A CORRETA COMPREENSÃO DOS DEZ MANDAMENTOS?
Para a correta compreensão dos Dez Mandamentos devem-se observar as seguintes regras:
1. Que a lei é perfeita e a todos obriga integralmente e para sempre à sua plena obediência, de acordo com a justiça dela, de modo que exige a máxima perfeição no cumprimento de cada dever e proíbe o menor grau de qualquer pecado.
2. Que a lei é espiritual e, portanto, abrange o entendimento, a vontade, as afeições, e todas as outras faculdades da alma; bem como palavras, obras e procedimentos.
3. Que uma mesma coisa é exigida ou proibida de modos diferentes em mandamentos diferentes.
4. Que onde um mandamento é ordenado, o pecado contrário é proibido e onde um pecado é proibido, o mandamento contrário é ordenado; assim, onde se anexa uma promessa se inclui a ameaça contrária e onde se anexa uma ameaça se inclui a promessa contrária.
5. Que o que Deus proíbe não deve ser feito jamais, o que Ele ordena é sempre nosso dever, mas nem todo tempo é tempo de se cumprir um dever particular.
6. Que sob um único pecado ou dever todos os demais do mesmo gênero são proibidos, ou ordenados, juntamente com tudo que os provoca e todas as suas causas, meios, ocasiões e aparências.
7. Que aquilo que nos é proibido ou ordenado obriga-nos, segundo as nossas posições, a nos esforçarmos para que outros o evitem ou o obedeçam, conforme o dever das suas posições.
8. Que estamos obrigados naquilo que se ordena aos outros, segundo as nossas posições e vocações, a auxiliá-los e a tomar o cuidado de não participarmos naquilo que lhes é proibido.
Catecismo Maior de Westminster
Pergunta 99