Email: falecom@ipbl.org.br
Entre em contato: (27) 99203-4611
QUAL É A UTILIDADE DA LEI MORAL PARA TODOS OS HOMENS?
A lei moral é útil a todos os homens para lhes dar a conhecer da natureza e vontade santas de Deus e de quais são os deveres deles, obrigando-os a andarem segundo essa vontade; para convencê-los de que são incapazes de guardá-la e da pecaminosa contaminação de suas naturezas, corações e vidas; para fazê-los humildes ao perceberem seu pecado e miséria, e assim ajudá-los a compreenderem com maior clareza que necessitam de Cristo e da Sua perfeita obediência.
“Porque ninguém será justificado diante de Deus por obras da lei, pois pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.” (Romanos 3.20)
Como uma expressão da vontade de Deus, a lei moral chega ao homem como a exigência de uma obediência total e absoluta. Essa demanda por obediência baseia-se na Bíblia, não em considerações pragmáticas como “o maior bem para o maior número de pessoas” ou “o bem-estar da humanidade”, mas baseia-se no relacionamento Criador-criatura que se fundamenta na doutrina da Escritura sobre a criação.
Não há maior perversão do que a ideia tão difundida de que a lei moral deve ser obedecida por razões egoístas ou pragmáticas. Devemos obedecer à lei moral pelo fato de ser Deus o nosso Criador e de sermos nós Suas criaturas.
Quem entende que a lei moral seja uma expressão da natureza absolutamente santa de Deus verá em Cristo o único e exclusivo homem absolutamente perfeito e também o Deus-homem. Se Cristo viveu na Terra uma vida em perfeita conformidade com o padrão absoluto da lei moral de Deus, então a obediência e retidão de Cristo são absolutamente perfeitas em todos os aspectos. Cristo é a perfeição moral absoluta realizada em vida humana.
Catecismo Maior de Westminster
Pergunta 95