Email: falecom@ipbl.org.br
Entre em contato: (27) 99203-4611
O QUE É A LEI MORAL?
A lei moral é a declaração da vontade de Deus à raça humana; dirigindo e obrigando a todos à sua obediência pessoal, perfeita e perpétua — no íntimo e na disposição de todo o ser, alma e corpo e no cumprimento de todas aquelas obrigações de santidade e retidão devidas a Deus e ao homem — prometendo vida, se cumprida; e ameaçando de morte, se quebrada.
Isso nos leva as seguintes verdades bíblicas:
a) A lei moral não é uma descoberta humana, mas uma revelação divina.
b) A lei moral não é uma força nem um princípio inerentes ao Universo, mas uma revelação da vontade de Deus.
c) Deus não é simplesmente um outro nome para “o que há de melhor na humanidade”, mas um Ser Supremo detentor de uma vontade que revela às Suas criaturas.
“— Tenham o cuidado de fazer como o SENHOR, seu Deus, lhes ordenou. Não se desviem, nem para a direita nem para a esquerda. Andem em todo o caminho que o SENHOR, seu Deus, lhes ordenou, para que vocês vivam, para que tudo lhes vá bem, e para que se prolonguem os seus dias na terra que irão possuir.” (Deuteronômio 5.32-33)
A lei moral de Deus também se obriga aos incrédulos? Sim. No dia do juízo não terão como se defender de haverem negado a existência de Deus, nem de todos os seus outros pecados. Como não creram em Deus, até mesmo as suas “boas obras” são obras realmente malignas. O fato de rejeitarem a Deus não pode anular a autoridade da lei de Deus sobre as suas vidas.
Catecismo Maior de Westminster
Pergunta 93