Email: falecom@ipbl.org.br
Entre em contato: (27) 99203-4611
O QUE REVELOU DEUS NO PRINCÍPIO AO HOMEM COMO A SUA REGRA DE OBEDIÊNCIA?
A regra de obediência revelada a Adão no estado de inocência, e a todo a raça humana nele, além do mandamento especial de não comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, foi a lei moral de Deus
“E Deus disse: — Façamos o ser humano à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. [...] Assim Deus criou o ser humano à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1.26-27)
“Quando, pois, os gentios, que não têm a lei, fazem, por natureza, o que a lei ordena, eles se tornam lei para si mesmos, embora não tenham a lei. 15 Estes mostram a obra da lei gravada no seu coração, o que é confirmado pela consciência deles e pelos seus pensamentos conflitantes, que às vezes os acusam e às vezes os defendem,” (Romanos 2.14-15)
A raça humana quando foi criada tinha a lei moral de Deus escrita em seu coração. Não foi preciso que Deus fizesse a Adão e Eva uma revelação especial da lei moral, porque ela já fora escrita por Ele em suas naturezas.
A lei de Deus está escrita no coração de cada ser humano no mundo, pela revelação natural de Deus. Mas essa escritura foi terrivelmente obscurecida e distorcida pelo pecado humano de modo que essa revelação natural da vontade de Deus não é mais um guia apropriado para a conduta humana. A partir da queda faz-se necessária a luz da revelação especial de Deus; sem a luz da Sagrada Escritura os homens, inevitavelmente, convertem a verdade de Deus em mentira e adoram e servem à criatura mais do que ao Criador (Rm 1.25).
Catecismo Maior de Westminster
Pergunta 92