Entre em contato: (27) 99203-4611

QUAL É A CAUSA DA SANTIFICAÇÃO IMPERFEITA DOS CRENTES?

A santificação imperfeita dos crentes decorre dos restos do pecado que residem em todos os seus membros e das incessantes concupiscências da carne contra o espírito; por isso são eles sempre desviados pelas tentações e caem em muitos pecados, são embaraçados em todos os seus serviços espirituais e as suas melhores obras são imperfeitas e manchadas à vista de Deus.

“Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim, mas não o realizá-lo. Porque não faço o bem que eu quero, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Assim, encontro esta lei: quando quero fazer o bem, o mal reside em mim. Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus. Mas vejo nos meus membros outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor! De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, sou escravo da lei do pecado.” (Romanos 7.18-25)

Na verdade, é muito comum colocar a culpa de nossos pecados e faltas em alguma coisa fora de nós, tais como o mundo pecaminoso, o diabo, as circunstâncias adversas etc.. Esses fatores externos tiram proveito da nossa natureza pecaminosa e somos seduzidos para que pequemos intencionalmente. Mas é a nossa própria natureza pecaminosa a causa verdadeira da imperfeição da nossa santificação. O pecado no coração de cada um tem de ser mortificado ou crucificado, quando isso for feito, o mundo e o maligno encontrarão muito menos ao que apelar no coração do crente em Cristo.

 

Catecismo Maior de Westminster

Pergunta 78

Compartilhe em suas redes sociais