Email: falecom@ipbl.org.br
Entre em contato: (27) 99203-4611
O QUE É A SANTIFICAÇÃO?
“Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele. Sabemos que, havendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte já não tem domínio sobre ele. Pois, quanto a ter morrido, de uma vez para sempre morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus. Assim também vocês considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus.” (Romanos 6.8-11)
A santificação é uma obra da graça de Deus, pela qual aqueles a quem Ele escolheu antes da fundação do mundo para serem santos são, no tempo devido — pela operação poderosa do Seu Espírito ao aplicar-lhes a morte e a ressurreição de Cristo — renovados em toda a sua humanidade à imagem de Deus; têm as sementes do arrependimento para a vida e recebem em seus corações todas as demais graças salvadoras que são estimuladas, aumentadas e fortalecidas para que eles morram mais e mais para o pecado e ressuscitem em novidade de vida.
Os benefícios conquistados por Cristo para o eleito pelos Seus sofrimentos e morte, e que foram garantidos pela Sua ressurreição, são verdadeiramente concedidos ao crente pela operação do Espírito Santo. Deus Pai planejou a nossa redenção; Deus Filho adquiriu a nossa redenção; Deus Espírito Santo aplica a nossa redenção para que possamos experimentar realmente os seus benefícios.
A santificação envolve o corpo e a alma, como mostra 1 Tessalonicenses 5.23. Segundo, que a santificação não se limita a uma única função ou parte da vida da alma, mas abrange tudo: a mente, ou intelecto; as emoções, ou sentimentos; e a vontade, ou poder de decisão.
Por meio da santificação, a imagem de Deus no homem é restaurada, e consiste principalmente de conhecimento, justiça e santidade.
Catecismo Maior de Westminster
Pergunta 75